
O mau hálito é um problema que incomoda muitas pessoas e incomoda também quem está por perto, atinge cerca de 30% da população, sendo 50 milhões de brasileiros. O mal hálito é a liberação de odores desagradáveis provenientes da boca, embora não seja uma doença, é consequência de alteração em grande parte do organismo, e portanto deve ser tratado.
Fuja do mal hálito, mantendo sua boca saudável, pois grandes causas do odor ruim, desaparece com uma limpeza bucal adequada. Na realidade 70% do mau hálito proven da má higienização da língua e 10% do restante da boca. Mas se o mau cheiro persiste mesmo após uma boa higiene, pode ser sinal de doença, como gengivite, periodontile (inflamação capaz de levar á perda dos dentes) ou até diabetes.
Vamos falar agora sobre mau hálito, suas principais causas e tratamento: existem casos de halitose tanto por razões sistêmicas (diabetes, uremia, prisão de ventre, insuficiência renal, mudanças hormonais e problemas pulmonares, rinite, etc) quanto locais (lesões cirúrgicas, cáries, gengivite, sangramentos, doença periodontal, baixo fluxo salivar e alguns alimentos de odor mais forte). As possíveis causas devem ser investigadas e o tratamento será direcionado de acordo com a causa identificada. No entanto, aproximadamente 9 em cada 10 casos de halitose devem-se a presença de saburra lingual (placa bacteriana que adere sobre a língua. Para descobrir se está com mau hálito, existe um aparelho conhecido como hálimetro, que mede os níveis de enxofre, substâncias responsável pelo cheiro ruim.
Para evitar o mau hálito exige-se uma manutenção constante de higienização na boca, porque a causa primária da formação de saburra é a redução do fluxo salivar, que facilita a aderência de bactérias na língua. Pode-se lançar mão de medidas adequadas para estimular a salivação com balas sem açucar, gomas de mascar, gotas de suco de limão com pouco sal. A água é essencial para a secreção da saliva, portanto deve-se ingerir com alta frequência. Não fique em jejum por muito tempo. Sigam estas dicas e fuja do mal hálito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário