Blog Ciclo da Vida

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Sinais de depressão pós-parto crônica

Como é possível diferenciar uma dificuldade emocional de uma depressão pós-parto crônica? Quais sintomas da depressão pós-parto devem ser observados? Uma dica importante, é observar a intensidade dos sintomas: Desânimo, apatia, mudança dos hábitos de higiene, inapetência, isolamento e principalmente, rejeição ao bebê, o que pode levar a uma psicose puerperal, quando há o risco de morte da mãe e do bebê, são situações de atenção.

Nessas circustâncias, o tratamento medicamentoso é fundamental em associação ao psicológico, a fim de investigar a dinâmica do conflito que o parto e o nascimento mobilizaram na paciente. Organizar e compreender sentimentos e sensações decorrentes é fundamental para a melhora na depressão. Aqui vai sugestões de alimentos que ajudam a combater a depressão:

Ácido fólico, encontrado em vegetais verde-escuros, frutas cítricas, cereais e pão integral. Cálcio, recomenda-se a ingestão de 4 a 5 porções de laticínios ao dia, como leite, queijo branco e iorgute, leite de soja e ricota, dando-se preferência aos desnatados, e com pouco teor de gordura. Vitamina A, uma boa fonte dessas vitaminas são as frutas alaranjadas, como mamão e damasco, e os vegetais verde-escuros, como rúcula, couve e espinafre, os legumes alaranjados como cenoura e abóboras, também são fontes ricas. O ferro é recomendado através de duas porções de carne ao dia, dando-se preferência asaves, peixes e carnes magras, o ferro também é encontrado no feijão, na lentilha, na ervilha, na soja, nos grãos em geral, no brócolis, no espinafre e nas frutas secas. A vitamina C, aumenta a absorção do fero, é importante ingerir suco de frutas cítricas, como laranja, limão, acerola ou a própria fruta juntamente com as principais refeições (almoço e janta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário