Blog Ciclo da Vida

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Maconha e seus Efeitos

As drogas estão em todo parte, porém a respeito dos seus efeitos, quase ninguém sabe, talvez por isso ocorrem tantos casos de envolvimento com entorpecentes. Algo importante é conhecer sobre todas, mas agora você irá ampliar seus conhecimentos em relação a maconha e seus efeitos:
A maconha é proveniente das folhas e flores da planta denominada cannabis sativa e podem ser utilizada em sua produção outros itens como resinas concentradas, para formar o haxixe. O uso da maconha causa diversas alterações psicoativas na dependência do conteúdo de THC (tetrahidro-canabinol), que é uma substância que é capaz de induzir as alterações no estado psíquico. Atualmente, o nível de concentração está entre 4 a 10 vezes mais do que nos anos 70. e hoje, as pessoas costumam fumar o que causa uma inalação profunda com retenção pulmonar por vários segundos.

Conforme o uso se torna corriqueiro, pode acontecer de o usuário começar a ter perda da motivação e interesse na escola e nas atividades que geralmente o atraia, o que pode ser chamado de “síndrome amotivacional”, ou seja, queda no rendimento escolar, diminuição nas “notas”, isolamento, mudança de amigos, buscando parcerias com outros usuários.Ocorrem também alguns casos de problemas de aprendizagem social, isto é não crescem emocionalmente, mudanças de ânimo, irritabilidade, distração, problemas de concentração. Podem acontecer as vezes, irritação conjuntival, ginecomastia, aumento do apetite e do peso, diminuição na produção de espermatozóides.

A utilização persistente em conjunto com o álcool, cocaína e outras substâncias psicoativas podem ser consideradas como abusivas e devastadoras. Já nos casos isolados verificam-se reações de pânico agudo. Têm sido descritos casos de psicose em adolescentes que fumam maconha adulterada com Fenciclidina ou em adolescentes com doença mental. Pode ocasionar desinibição e consequentes riscos, dentre os quais uma gravidez indesejada.

Quando o adolescente se priva do uso da maconha pode sofrer insônia, ansiedade e depressão. Aqueles que iniciam tratamento para abandonar a dependência são freqüentemente levados a voltar ao uso devido à insônia. Isto é um sinal de que é necessária uma internação. Pesquisas realizadas em laboratórios verificaram que há interferência na aprendizagem, incluindo maior dificuldade em lembrar o aprendido durante o uso. Na adolescente grávida pode contribuir para a prematuridade e para recém-nascido de baixo peso. Dessa maneira, todo o cuidado é pouco, fique sempre em alerta com as influencias das drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário