Blog Ciclo da Vida

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

gravidez, primeiros meses

Esta é uma dica super importante, pois os primeiros meses da gravidez são considerados de risco então siga as instruções aqui: O desenvolvimento do feto passa a ser influenciado principalmente a partir do 17º dia após a concepção. Mas como a maioria das mulheres não sabem que está grávida neste período, o ideal é que a dieta seja adequada sempre, estando a mulher grávida ou não.


Nas primeiras dez semanas o aumento de peso é pequeno, basicamente produzido pelo aumento do útero e volume do sangue da mãe. Nessa ocasião o feto pesa aproximadamente 5 gramas, igual a um morango. Se você se alimentar corretamente, então a futura mamãe aumentará um total de 1 a 2 kilos no fim do primeiro trimestre de gestação e sua barriga ainda será muito discreta.


Ao final destes primeiros 3 meses o embrião que era do tamanho de um grão de arroz terá cerca de dez centímetros e pesará cerca de 5 gramas. O mais importante dessa fase é que o bebê já tem todos os órgãos essenciais formados e seu coraçãozinho já pode ser ouvido. O segundo trimestre da gravidez: A partir da 13ª semana a gestante começa a engordar cerca de 450 gramas por semana, até completar o final da gestação. No quarto mês já dá para saber o sexo do bebê e é quando se dá início à fase social da gravidez, quando já não dá mais para a barriga da futura mamãe ser confundida com gordura e as pessoas já interagem com a mulher como uma grávida.


Pois então todos os órgãos do bebê já estão formados e a natureza agora está totalmente voltada para o seu amadurecimento e crescimento. Portanto, são necessários cuidados extras importantíssimos com a alimentação que deve incluir altas doses de cálcio, ferro, alimentos frescos, crus e integrais (fibras), assim como complementos vitamínicos receitados pelo médico. As consultas pré-natais prosseguem como desde o início da gestação e são muito importantes. A grande novidade desta fase fica por conta do ultra-som por meio do qual o médico poderá dizer qual o sexo do bebê. É hora também de começar a colocar bastante atenção nos exercícios corporais e respiratórios que vão ser bastante úteis na hora do parto.


Um médico ou um especialista em educação física poderão dar as dicas a esse respeito, a mãe tem que procurar manter o equilíbrio emocional, as consultas em dia e os cuidados com o ganho de peso. Essas medidas ajudam a garantir um parto tranquilo e o nascimento de um bebê saudável. Aproveite as dicas e boa sorte a todas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário