Blog Ciclo da Vida

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Tireoide, como tratar?

A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta que fica na frente da garganta, um pouco abaixo do queixo. Mesmo pesando cerca de 15 gramas, é responsável por regular a taxa de metabolismo basal do nosso corpo, permitindo que a energia usada por todas as células seja queimada de maneira uniforme e ordenada.

A tireiode regula o metabolismo de nosso corpo por meio de dois hormônios que ela produz: o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que contém iodo em sua fórmula, eles são monitorados por uma região do cérebro chamado hipotálamo, que entre outras glândulas, comanda a hipófise. Os principais problemas do funcionamento da tireoide são o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. Também é possível a ocorrência de nódulos e inflamações da glândula, capazes de alterar o seu funcionamento e os níveis de hormônios.

O tratamento para tireoide, pode ser feitos com drogas antitireoidianas e os casos mais severos chegam a exigir o uso de iodo radioativo, que provoca morte celular e hipotireoidismo, sendo necessário uma reposição hormonal posterior.

Nos casos mais graves de tireoide é recomendada a cirurgia, que retira parte da glândula. Mas o ideal é buscar ajuda de um especialista, que indicará o melhor tratamento para o seu caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário