A pílula do dia seguinte tem a finalidade de impedir uma gravidez, mas não substitui métodos contraceptivos. Os métodos contraceptivos sejam orais, intra-uterinos ou mesmo preservativos são bem mais eficazes que a pílula do dia seguinte.
A pílula do dia seguinte não previne doenças sexualmente transmissíveis, por isso sempre use preservativos.
Ao contrario do que muitas pessoas pensam a pílula não é abortiva, se for tomada corretamente reduz a possibilidade de engravidar, mas não é 100% eficaz.
Os efeitos colaterais mais comuns que a pílula pode causar são: vômitos, dores de cabeça, tensão mamária, perdas de sangue vaginais, menstruação um pouco antes ou depois do tempo normal, dores abdominais e fadiga. Lembrando que se você vomitar em até duas horas após tomar a pílula você deverá repetir a dose, ou seja, tomar outra.
Você deve saber como tomar a pílula do dia seguinte, tome o mais cedo possível, preferencialmente após as primeiras doze horas, após o ato sexual, pois, o quanto mais cedo tomar maior será a eficácia. Mesmo sendo chamada de ‘’pílula do dia seguinte’’ ela pode ser tomada em até setenta e duas horas após o ato sexual. No entanto ela pode manter a sua eficácia em até 120 horas, mas lembrando que quanto mais tarde menor a sua eficácia.
A melhor forma de se prevenir é com métodos tradicionais, e mesmo com métodos tradicionais é importante repetir que o uso do preservativo é indispensável, pois, são os preservativos os únicos que previnem as DSTs. Desta forma estará sabendo como usar a pílula do dia seguinte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário