Blog Ciclo da Vida

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Endometriose, liberte-se


Dores que com o tempo podem se tornarem intensas, distúrbios em alguns órgãos e infertilidade, estes são alguns dos sintomas e complicações da endometriose, uma doença que precisa de tratamento multidisciplinar e quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances de evitar a evolução do problema.

Todos os meses durantea menstruação, a parede interna do útero, chamada endométrio, descama e é eliminada sem maiores problemas e no entanto, cerca de 10% a 15% das mulheres, as células do endométrio, podem se implantar na cavidade, abdominal e pélvica, criando focos de tecido endometrial nas tubas uterinas, (antes chamadas de trompas), no orvário e até mesmo em órgãos como bexiga, intestino, diafragma e pilmões.

Sem tratamento, a tendência é a doença comprometer a qualidade de vida, pois os focos podem crescer e há a possibilidade das inflamações formarem aderências entre os tecidos próximos, tornando a dor incapacitante. O tratamento para endometriose pode incluir o usode anticoncepcionais e medicamentos que façam cessar temporariamente a produção hormonal. Há também a possibilidade de suspender o ciclo menstrual com medicamentos específicos. A cirurgia mais indicada é feita com laparoscopia, que permite não só ver as áreas afetadas através de pequenas incisões abdominais, como remover os tecidos com laser ou cautériose se houver cistos no ovário também é preciso retirá-los cirurgicamente.

Caso a endometriose seja detectada é imprecindível mudar a qualidade de vida. Sabe-se que a endometriose tem estreita relação com o sistema imunológico, e quem tem esta doença deve desenvolver um estilo de vida saudável. A prática regular de exercícios, alimentação balanceada e uma boa cabeça para lidar com a ansiedade e com o estresse são fundamentais, já que o fator emocional tem grade influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário