Muitos dizem sobre as chupetas ou dedo, que faz mal no desenvolvimento bucal do bebê ou seja que prejudica. Outros já dizem o contrário, mas qual será a verdade? Alguns que não chupam chupeta, chupam o dedo, mas segundo especialistas, os danos que as chupetas e o dedo causam não são irreversíveis, mas precisarão de tratamento odontológico e, em casos mais graves até de otorrinolaringologista, fonoaudiólogo e psicólogo.
Oferecer a chupeta para um recém-nascido pode atrapalhar o aleitamento materno, pela facilidade do consolo, para o bebê, a chupeta está relacionada com o seio materno, pois ela é identica ao bico do seio e serve de tranquilizante para a criança. É bom evitar o máximo a introdução da chupeta na vida dos bebês, tente acalmá-lo de outra forma.
É normal o bebê chupar as mãos e sentir os dedos, mas fazer disto uma rotina, não. Nestes casos com delicadeza, paciência, incentive a criança a tirar os dedos da boca e a mão também. Chupar os dedos ou um só é pior que fazer uso de chupetas, por questão de higiene. A chupeta é menos prejudicial que o dedo, pois pode ser retirada no futuro. Um adulto que chupou muito tempo o dedo quando criança poderá ter o hábito de colocar os dedos na boca, principalmente em situações estressantes. Deixe o bebê chupar chupeta apenas como auxílio se não tiver jeito, na hora de dormir ou nos momentos longe da mamãe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário