Blog Ciclo da Vida

sábado, 17 de abril de 2010

Gastrite, causa, tratamento e prevenção

Existe a causa, tratamento e prevenção para a gastrite, que é caracterizada por uma inflamação da mucosa que reveste as paredes do estômago e provoca dor na parte do abdômen, inchaço abdominal, difícil digestão e sensação de queimação. O diagnóstico pode ser feito com avaliação clínica e até mesmo endoscopia. Logo abaixo verão os fatores que provocam a doença e o tratamento:

O álcool é um irritante gástrico fortíssimo e diminui a formação de prostaglandinas(substâncias responsáveis pela proteção do muco do estômago). Além dele, o café, medicamentos á base de ácido acetilsalicílico e os anti-flamatórios diminuem esta proteção, podendo causar quadros de gastrite. Inúmeras substâncias de cigarros também são irritantes, principalmente a nicotina.

Dieta rica em gordura contribui para o desenvolvimento da doença e pode inclusivew agravar uma gastrite pré-estabelecida, pois provoca o aumento da produção de ácido pelo estômago, gerando a gastrite nervosa. O estresse aumenta a liberação de cortisol e de adrelina, que também promovem o aumento de produção de ácido pelo estômago, gerando a gastrite nervosa. Diante do diagnóstico, o ideal é entre outras coisas, diminuir a ingestão de álcool, refrigerantes e cafeína. Os tratamentos mais modernos incluem medicamentos que inibem a produção de ácido gástrico e dieta. Se não tratada corretamente, pode evoluir para uma úlcera e até mesmo para um câncer gastrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário