Blog Ciclo da Vida

terça-feira, 30 de março de 2010

Leite Materno e suas composições

amamentação é o melhor presente que uma mãe pode dar ao seu filho logo ao nascer, principalmente nos seis primeiros meses de vida. O leite materno e suas composições ajudam no desenvolvimento do bebê, pois são mais  de 160 componentes descritos, ele é um líquido rico em gorduras, minerais, vitaminas, enzimas e imonoglobinas, que protegem o bebê contra doenças.

Contém maiores concentrações de aminoácidos essenciais de alto valor biológico (cistina e taurina), que são fundamentais ao desenvolvimento do sistema nervoso central, isso é particulamente importante ao prematuro. O leite materno contém ainda, endorfina, substância química que ajuda a suprimir a dor, por isso é uma boa idéia amamentar o bebê logo após vacinar.

Além dos benefícios nutricionais, as crianças que são amamentadas são mais inteligentes e fazem mais sucesso na escola e na universidade. Já a introdução do leite de vaca muito cedo aumenta o risco de a criança desenvolver diabetes do tipo I e bebês amamentado com o leite materno tem menos ríscos de se tornarem crianças obesas.

A amamentação fortalece a musculatura da face e da boca do bebê, prevenindo problemas de fala e nos dentes. A composição do leite materno é: Energia 70 Kcal, Proteína 1,1g, Caseína: albumina-40:60, Lipídios 4,2g, Carboidrato 7g, Vitamina A- 190 mcg, Vitamina D 2,2mcg, VitaminaE 0,18mg, Vitamina K 1,5 mcg, Vitamina C-4,3 mg, Tiamina 16 mcg, Riboflavina-36mcg, Niacitina 147 mcg, Folato 5,2 mcg, VitaminaB12,-0,03, Cálcio 34mg, Fósforo 14mg, Ferro 0,05mg, Zinco 0,3mg, Água87,1ml, sódio 0,7mEq, Cloro1,1mEq, Potássio 1,3 mEq.

Um comentário: