Blog Ciclo da Vida

segunda-feira, 1 de março de 2010

Ciclo da Vida

O ciclo da vida é mágico!  São todas as transformações do ser humano e compõe etapas totalmente diversas, inigualáveis e surpreendentes!A vida abre várias portas, que podem se tornar significativas quando bem aproveitadas. Cada momento da vida possui suas características peculiares, que irão encaminhar as escolhas futuras e talvez até mesmo incertas...

O nascimento se torna marcante, é o principio de tudo, tão sublime que todos param mediante este acontecimento único tão único! É a vida se desdobrando crescendo, crescendo, transformando-se em um espetáculo novo particular e verdadeiramente espontâneo e natural. Agora respire e procure viajar nessa loucura que é a vida! Pura mágica e emoção!!Todos se reúnem para apreciar um novo ser em formação, na verdade ele se torna único exclusivo!

A infância começa no nascimento e perdura até a puberdade, a criança aprende tudo: a andar, falar, correr, e tudo mais...
Logo vai chegando o período de perder os dentes, trocando-os pelos permanentes, parece estranho, mas, é inevitável! Tudo é diversão e alegria, a brincadeira é marcante nesta fase. Então chega o período crítico: os hormônios em alta, os pelos se expandindo, o corpo em erupção com tantas mudanças durante este processo que é a puberdade! Os adolescentes são imponentes cheios de coragem, testam tudo até o último limite!

É intenso, mas, ao mesmo tempo, magnífico! Então chega o momento mais ‘sensato’, ou que deveria ser: a fase adulta. Simples, porém complicada. Momento de progresso, o ser passa a desejar estabilidade em todos os aspectos: emocional, físico e social. No aspecto emocional surge o desejo de perpetuar através da procriação, sim o desejo natural de ter filhos que possam representar a continuação da espécie, em si próprio. Isto é diverso!

Trabalhar, possuir coisas é também recorrente ao ser humano, sim são inúmeras conquistas que alargam a confiança: o poder! Na sociedade é preciso ser alguém! O corpo parece estar pronto para escalar qualquer cume, por mais íngreme que seja! Fantástico e fascinante, se transforma em real, nem que seja em sonhos...
No entanto, muito das emoções continuam oscilando... É como se houvesse a possibilidade de retornar, concertar, mas não há como, apenas em sonhos profundos... Brincar é vontade constante, mas na fase adulta a seriedade precisa estar à frente. Será?

Há necessidade de obter-se segurança e a experiência através das vivências, espera ai, já é o tempo da velhice...
Os sulcos começam a marcar esse momento, as rugas, o olhar mais nostálgico, talvez fulgaz, mas respeitoso com voz ecoando sabedoria, é talvez. Os idosos se tornam como crianças, é verdade. Há uma pureza, mágica que envolve compele e impulsiona o desejo e não a experiência em si. Mas, a moderna vida social não permite isto, pois os de mais idade devem saber bem o seu lugar... distante sem expectativas. Será que deve ser assim? Não essa etapa é tão especial quanto às outras e há muito que aprende de pessoas mais velhas são um baú de surpresas, basta experimentá-los, sua riqueza pode ser tão imensa que aquele que a descobri se move a querer mais e mais, é uma fonte inesgotável de alegria, contos, músicas, um universo dentro de um coração. Não há como fugir: a morte. Nos separa da vida. Sim é o seu oposto. Mas vale a pena seguir a construção da vida, deixar um legado: a herança, os filhos, são como a continuação da vida, que possibilita o ciclo da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário