Blog Ciclo da Vida

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Obesidade

A obesidade é o excesso de peso causado pelo desequilíbrio entre a quantidade de calorias ingeridas gastas pelo organismo. Estas calorias excedentes se acumulam na forma de gordura, que constitui o tecido adiposo. O índice de massa corpórea (IMC) é uma escala que define se uma pessoa está com o peso ideal, com base no cálculo que leva em conta o peso e altura.

O IMC tabela é obtido por meio da divisão do peso (em quilos) pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Alguém com 1,64 metro de altura e que pesa 60 quilos deve multiplicar 1,64 por 1,64 que resulta em 2,6896 e em seguida dividir 60 por 2,6896 e o resultado será 22,3 e esse é o IMC da pessoa. Nem todo IMC elevado é sobrepeso ou obesidade.

Algumas pessoas podem apresentar IMC elevado devido a grande massa muscular e não gorduras do corpo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o IMC médio de várias populações está subindo e a obesidade já pode ser considerada uma pandemia. São vários os fatores que tornam uma pessoa obesa, incluindo os genéticos e emocionais, mas as maiores causas são os maus hábitos alimentares, em geral adquiridos na infância e o sedentarismo.

Os distúrbios hormonais e glandulares equivalem a apenas 5% dos casos. Fora os aspectos estéticos, a obesidade tráz ríscos a saúde, pois os obesos tem expectativa de vida menor, por causa do desenvolvimento de problemas cardiovasculares e diabetes tipo2. Veja a tabela do IMC:

O IMC abaixo de 18,5 significa abaixo do peso saudável
O IMC de 18,5 a 24,9 significa que o peso está normal
O IMC de 25 a 29,9 significa sobrepeso
O IMC de 30 a 34,9 significa obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário