O termo hepatite se refere a toda e qualquer inflamação do fígado e pode ser causada por vários tipos de vírus ou mais raramente, por agentes tóxicos, como os medicamentos e bebidas alcóolicas. Existem três tipos de hepatite: A, B e C, todas representando uma fase aguda, que se instala logo depois do contato com o vírus. Nos tipos B e C, a doença pode evoluir para uma fase crônica (persistência da infecção seis meses após a fase aguda), quando ocorrem complicações graves, como cirrose hepática e câncer de fígado.
Após um período de incubação variável (30 dias), aparecem febre, dor de cabeça, mal-estar, cansaço, vômito, falta de apetite, enjôo, escurecimento da urina e amarelamento do branco dos olhos e da pele(icterícia). Entre duas e quatro semanas há uma melhora progressiva, até a cura completa. Nas formas agudas graves podem ocorrer distúrbios de comportamento e até coma.
Raramente pode haver sangramente na gengiva e no nariz, além da presença de sangue na urina, no vômito e nas fezes. O vírus dos três tipos de hepatite são diferentes entre si. O da hepatite A é transmitido, sobre tudo pela ingestão de água ou alimentos contaminados, pelo contato direto com doentes na fase aguda e, mais raramente pela transfusão de sangue. O vírus da hepatite B é transmitido pelo sangue, por meio de relações sexuais, transfusões, uso de seringas e agulhas contaminadas. O vírus da hepetite C é transmitido por transfusão de sangue e pelo uso de agulhas contaminadas, com menor frequência, a transmissão pode dar-se de mãe para filho no parto, pelas relações sexuais e pelo contato com o doente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário