As drogas são substâncias químicas naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e orgânicas em quem as consomem e levam a dependência física e psicológica. Além das ilegais como a maconha, cocaína e heroína, os especialistas incluem nas listas de drogas o cigarro e o álccol. Milhares de pessoas no mundo usam algum tipo de droga ilegal, que é considerado crime previsto no Código Penal e a pena é de seis meses a dois anos.
Para usuários que não são viciados, os tratamentos recomendados são psicoterapia e participação em grupos de apoio. Para por fim ao vício recomenda-se combinar as psicoterapias medicamentos que reduzem os sintomas de abstinência ou que bloqueiem os efeitos das drogas, mas a maneira mais eficaz de se combater as drogas, é a prevenção. Informação, educação e diálogo em família são apontados como o melhor caminho para impedir que o adolescente se torne um vicíado.
As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Depressoras: Diminuem a atividade cerebral, deixando os estímulos nervosos mais lentos. Fazem parte desse grupo o álcool, os tranquilizantes, a cola de sapateriro, o ópio e seus derivados- a morfina e a heroína. Estimulantes: Aumentam as atividades cerebral e aceleram os estímulos nervosos, em especial os da área sensorial e motora. Neste grupo estão as anfetaminas, a cocaína e seus derivados, como o crack. Pertubadoras: fazem o cérebro funcionar fora do seu estado normal, muitas vezes com efeito alucinógeno. Não alteram a velocidade dos estímulos cerebrais, mas causam pertubações na mente do usuário. Drogas com efeito misto: Combinam dois ou mais efeitos e a droga mais conhecida deste grupo é o ecstasy, metilenodioximetanfetamina(MDMA), que dá uma sensação ao mesmo tempo estimulante e alucinógena. Digam não as drogas e se livrem dos seus males!
O caminho das drogas trás muitas tristezas e priva a pessoa de aproveitar as coisas boas da vida
ResponderExcluir