Blog Ciclo da Vida

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Câncer

A palavra câncer é de origem latina e significa caranguejo e designa de maneira  genérica todas as formas de tumor maligno. O nome se deve á semelhança entre as pernas do crustáceo e os tentáculos do tumor, que se infiltram nos tecidos sadios do corpo. Existem mais de 100 tipos de câncer, cerca de 90% são curáveis, desde que diagnosticados e tratados precocemente. Os tumores se desenvolvem quando certas células no organismo se multiplicam descontroladamente, em virtude de uma anomalia em seus genes, a origem dessa mutação é atribuída a três tipos de agente cancerígeno: genes que provocam alterações na sequência do DNA: radiações que podem quebrar certos cromossomos, provocando o seu deslocamento; e alguns tipos de vírus que introduzem nas células mensagens genéticas estranhas.

O tumor nasce como um agrupamento celular sólido ao redor do qual desenvolve uma rede nos vasos sanguíneos que o sustenta. Por meio da corrente sanguínea ou linfática, as células malignas atingem outros órgãos e dão origem a tumores secundários, num processo conhecido como  metástase. As causas do câncer não são conhecidas, mas sabe-se que vários fatores como: condições ambientais, predisposição genética, hábitos alimentares e de vida, aumentam os ríscos de a doença se manifestar.

Por exemplo, o fumo intensifica o probabilidade de desenvolver um tumor no pulmão; como a exposição prolongada ao sol sem os cuidados necessários, aumentam o risco de adquirir o câncer de pele; e disturbios hormonais podem contribuir para o câncer de mama e a probabilidade de desenvolver um tumor cresce com a idade. O combate a doença pode se dar de forma localizada ou sistêmica. Existem duas modalidades de tratamento localizado: cirurgia e radioterapia. A primeira consiste na retirada de tumores; a segunda mata as células malignas pela aplicação de radiação, mas tem efeitos colaterais, como queimaduras na pele e nos tecidos saudáveis próximos ao tumor.

Também são dois métodos sistêmicos de combate ao câncer , a quimioterapia que se baseia na administração de drogas que impedem a produção celular e levam as células malignas á morte, esses medicamentos porém, tembém provocam efeitos colaterais, como diarréia, vômito e queda de cabelo. O mais nocivo recurso sistêmico para o tratamento de câncer é a imunoterapia, que emprega a própria imunidade do paciente para a destruição do tumor. Nesta técnica há um preparo do sistema imune, com intenção de aumentar sua competência no combate á doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário