Blog Ciclo da Vida

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Alimentação na gravidez

A alimentação na gravidez deve ser balanceada e não se trata de comer por dois e deve ser uma alimentação bem saudável. O ideal é evitar as gorduras, frituras, enlatados e açucar. Consuma alimentos ricos em proteínas, cálcio e carboidratos, pois aumenta a chance do bebê ganhar peso e tamanho normal. Coma sempre, fazendo seis refeições diárias e jamais deixe a barriga vazia, mas lembre-se que ganhar muito peso aumentam as complicações.


Beba muita água, água-de-coco, sucos naturais e nada de refrigerantes. Que tal receber um acompanhamento de um nutricionista durante a gravidez? Esta dica deixará a mulher mais motivada ao sentir na pele que as orientações funcionam de verdade. No primeiro trimestre de gestação, o aumento de calorias deve girar por volta de 10% o que equivale a 100 calorias a mais por refeições.


No segundo trimestre, o aumento de calorias por refeição deve ficar em torno de 300 calorias, nesta fase aproveite para ingerir mais líquidos e se atente ao excesso de peso e coma muitas frutas, pois é nesta fase que as transformações do corpo estão mais visíveis. No último trimestre de gestação, será precido mais 300 calorias, mas fuja dos doces, chocalates e refrigerantes. Use e abuse das frutas, legumes e verduras.


O café da manhã é o combustível  para o organismo iniciar o dia de forma ativa e nele deve conter todos os nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem durante todo o dia. A alimentação pode ser feita a cada duas horas e meia, pois o cérebro não tem reserva de energia, por este motivo precisa receber a energia regular dos alimentos. Os líquidos devem ser consumidos antes das refeições e jamais ingira durante a refeição e nem na primeira hora seguinte para facilitar a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes. O consumo do ácido fólico protege o feto de problemas neurológicos. Consuma cereais integrais, nozes, ervilhas, laranjas, abacates, levedura de cerveja e vegetais de folhas verdes, pois alguns destes alimentos contém o ácido fólico. Sigam estas dicas e garantam boa saúde ao bebê que chegará em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário