
Na quarta semana inicia-se a formação do embrião, que mede menos de 1milímetro e as células se multiplicam rapidamente e muitas mulheres ainda não se dão conta que estão grávidas. Na quinta ocorre o atraso da menstruação e o embrião já está na forma de um C e já possui o sistema circulatório e o seu coração já está se formando, surgem as primeiras células do sistema nervoso central e a mamãe já começa a sentir as náuseas. Na sexta semana, o ultrassom revela como está os batimentos cardíaos do embrião, já surgem os traços da face da criança e os membros superiores e inferiores estão se formando.
Na sétima semana aparece a cavidade para mais tarde abrigar os olhos e o nariz, o embrião faz alguns movimentos simples da reflexão dos braços e das pernas e jé começa a formação do pulmão. Na oitava semana o embrião consegue medir 13 milímetros de comprimento, mais ou menos o tamanho de um grão de milho ou feijão e já consegue pesar uns 3 gramas, as orelhas e os dedinhos já são visíveis e começa o desenvolvimento dos brotos dentários dentro da boquinha. Na nona semana ele já começa a se mexer bastante, mas a mamãe não sente devido ser muito pequeno e os genitais já estão definidos.
Na décima semana ele se tornou um feto e todas as suas extruturas essenciais de vida existem e o ultrassom já mostra como está o desenvolvimento do bebê. Na décima primeira semana, ele se mexe de um lado para o outro, flexiona o pescoço, faz movimentos com as perninhas, dá cambalhotas e consegue até mesmo rolar. Na décima segunda semana já mede 61 milímetros e pes14 gramas, a placenta torna-se o órgão responsável pela nutrição do bebê e ele tem as unhas em início de formação, tanto as da mãos e pés e ja é capaz de abrir a boca, coçar a cabeça, engolir o líquido amniótico e chupar o dedo.
Na décima terceira semana, a cabeça não vai crescer na mesma velocidade dos órgãos e membros do corpo, para o aspecto proporcional da criança e os olhos e nariz aparecem. Na décima quarta semana o já consegue manifestar expressões e sabe a diferença dos sabores através do líquido amniótico. Nadécima quinta semana já dá para saber o sexo da criança e a barriga começa a crescer. Na décima sexta semana ele já mede 12 cm e pesa 80 gramas e o bebê já está ensaiando os primeiros chutes. Na décima sétima semana o tecido gorduroso do feto aumenta bastante e isto faz com que suas formas fiquem mais arredondadas e a sensação de enjôos começa a melhorar.
Na 18a semana, nos fetos do sexo feminino, os ovários estão formados e os testículos no sexo masculino, iniciam sua descida para o saco escrotal e o bebê já tem uma aparência mais humana. Na 19a semana, o feto está consumindo muito mais energias e por isto a mamãe deverá se alimentar bem a cada duas ou três horas. Os sistemas digestivos, circulatórios e urinário funcionam em harmonia. Na 20a semana ele já mede 14 a 16 cm e pesa entre 300 e 400 gramas e vai adquirindo coordenação motora.
Na 21a semana, o bebe já entende quando alguém conversa e brinca com ele, fica animado e algumas mães sentem o soluço do bebê. Na 22a semana, ele já tem a penugem que cobre o corpo visível, nas sobrancelhas, nos lábios superiores e no queixo e ele tem espaço de sobra para se mexer bastante. Na 23a semana, eles já sonham, dão os primeiros sorrisos, se entristecem, se assustam e estão ensaiando os primeiros choros.
Na 24a semana, ele já mede 21 cm e pesa cerca de 600g e aproveita bem o espaço dentro da barriga para ficar chutando, rolando se mexendo bastante. Na 25a semana, ele abre e facha os olhinhos pela primeira vez, masfechá-os apenas para dormir, não consegue enxergar contornos, mas consegue diferenciar o escuro do claro. Na 26a semana, o bebê está prontinho e daqui para frente ele ganhará peso rápido e amadurecimento dos órgãos.
Na 27a semana, ele tem percepção dos sons externos e quanto mais a mamãe procurar locais tranquilos, melhor será para o bem-estar da criança. Mas os pais devem conversar bastante com a criança e músicas suaves tranquilizam a criança. Na 28a semana, ele mede 35 cm e pesa ceca de 1kg, ele tem os traços arredondados, mas a pele ainda é enrugada e o corpo ainda precisa ser preenchido por gorduras. Na 29a semana, o feto ensaia os primeiros movimentos respiratórios intrauterianos.
Na 30a semana, daqui para frente é bem difícil acontecer o descolamento da placenta e o feto vai encontrando a posição correta para o nascimento, de ponta cabeça. Na 31a semana os ossos já estão fortes e calcificados e os pulmões estão amadurecendo para receber o oxigênio que vai inspirar quando nascer. Na 32a semana, ele mede mais de 38 cm e pesa 1,8 kg, a gordura subcutânea está desenvolvida ea pele enrugada desaparece. Inícia-se as contrações que preparam o útero para o nascimento. Na 33a semana, deve-se controlar as qualidades dos alimentos ingeridos, pois estará ganhando peso mais rápido. É na 34a semana que o bebê começa a desenvolver seu sistema imunológico contra infecções. Na 35a semana , as pernas, a bochecha e os braços estão mais fofos e os pulmões começam a produzir uma substância chamada surfactante, fazendo com que o órgão amadureça.
Na 36a semana, ele mede cerca de 45 cm e pesa 2,5 quilos, tem covinhas e buraquinhos nos joelhos e cotovelos e a mamãe começa a inchar, devido a retenção de líquidos. Na 37a semanas, o feto é considerado maduro e se nascer neste momento, não será um bebê prematuro. Na 38a semana, é o momento de atenção aos movimentos do bebê e ás enventuais perda de líquido. Na 39a semana, as unhas do bebê estão grandes e tem a volta circular do cordão no pescoço, embora seja um dos maiores medos da mamãe, não constitui um problema na hora do parto. Na 40a semana, estão prontos para nascer e alguns casos podem ultrapassar as 40 semanas, mas é dada a largada para a hora do nascimento!
Gestação e cigarro não combinam e muito menos com álcool, pois pesquisas confirmam que usar tabaco ou álcool durante a gravidez, trás consequências sérias as crianças como o Trantorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), as crianças também podem sentir dores de cabeça diariamente. O bebê também pode nascer com problemas respiratórios, já o consumo de bebida também pode causar aborto. Troque o cigarro e o álcool por uma alimentação saudável, você só tem a ganhar.
A cafeína também pode causar baixo peso, prematuridade ou retardo do crescimento intrauteriano. A gravidez é uma fase de grande transformação para a mulher, pois daqui alguns meses logo estará com uma linda criança no colo e ser mãe é a experiência mais linda na vida de qualquer mulher. Vale a pena abandonar os vícios por esta criança que vai chegar. Gestantes, esqueçam o álcool e o cigarro, pois além da sua saúde estar em jogo, a vida de seu lindo bebezinho também.
adorei o artigo, pois as informações são completas e é lindo as transformações no corpo da mulher, quando existe uma criança dentro do útero se desenvolvendo, parabéns pelo artigo!
ResponderExcluirmuito importante esse artigo para as futuras mamães
ResponderExcluir, Parabéns, lindo, sabe tudo o que está acorendo, durante a gestação, e cada semana que passa a amor almenta por eles !
ResponderExcluir