Blog Ciclo da Vida

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Drogas: Principais fatores de risco

Grande parte dos adolescentes tem à sua disposição o cigarro, o álcool e as drogas, e se tornam alvos de pressão para iniciar o uso. Vale destacar que alguns adolescentes estão mais propensos ao risco do que outros. Convém nesse artigo apontar as três causa principais para que o jovem utilize drogas:

O histórico familiar, o uso de qualquer tipo de droga por parte dos pais e características individuais. Referente ao histórico familiar, por exemplo, o alcoolismo, pode ser uma ponte, visto que há uma predisposição genética, tal conceito está baseado em pesquisas realizadas com pais de filhos adotivos. Claro que esse não é o único ponto, mas a atitude, quanto a educação e as medidas disciplinares com relação ao uso de substâncias nocivas, nem sempre são corretas com os filhos.

O isolamento social da família também pode ser perigoso, pois aumenta o perigo de uso de substâncias e aumenta o índice de abuso físico e sexual ou de fuga do lar. Outros problemas causadores da situação no âmbito familiar são o estresse causado por uma separação, divórcio, novas uniões conjugais, desemprego e doença ou morte de um dos pais. Isto tudo afeta o jovem, deixando os sentimentos confusos e uma brecha para um caminho errado.

Estes pontos aqui analisados estão entrelaçados aos demais já citados, observe mais especificamente a predisposição dos adolescentes em relação aos outros fatores de risco: Dificuldades nas notas e frequência a escola, auto-estima baixa, agressividade e momentos de impulsos sem limites, ausência de acompanhamento familiar, dificuldades financeiras, abusos e problemas de distúrbios. Outra probabilidade de ocorrer este tipo de situação, advém da influência do grupo de iguais. Isto é, um jovem que tenha amigos que fumam, bebem álcool e outras drogas terá mais chances de experimentar do que alguém cujos amigos evitam essas substancias. Dessa maneira, seria sensato que os pais estivessem em consonância no sentido de evitar exemplos prejudiciais, e estarem em alerta para verificar as amizades, pois se inicialmente agirem assim, a probabilidade será menor.

2 comentários:

  1. Este artigo foi bem elaborado, parabéns para quem fez. pois ficou ótimo, serve como grande ajuda para evitar que jovens se envolvam com drogas.

    ResponderExcluir
  2. É muito triste ve cada vez mais um grande número de pessoas se envolverem com drogas. As famílias não sabem lidar com a situação, por isso é sempre bom buscar informações e entender o problema para poder ajudar um dependente quimico. Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir